Buscar
  • Olavo Centeno

Como reduzir a rotatividade de funcionários da oficina mecânica?

Atualizado: Set 22

Todo empreendedor sabe que é fundamental contar com um time de funcionários da oficina mecânica que conheça os processos e seja engajado nos objetivos da empresa. Por isso, adotar estratégias para evitar a rotação de funcionários é muito importante.


É responsabilidade do gestor encontrar quais são os elementos que mais impactam na motivação do funcionário, lembrando sempre que quanto mais tempo eles têm na casa, mais bem treinados nos processos e mais acostumados com o estilo de trabalho da empresa eles estão.


Investir tempo e dinheiro em contratações e treinamentos de novos colaboradores pode ser um grande problema para a sua oficina. Por isso, o melhor caminho é garantir a satisfação daqueles que já fazem parte do time. Nesse artigo vamos oferecer quatro dicas preciosas para reduzir a rotação de funcionários na sua oficina.


Acompanhe!


Invista em sua equipe


Independente do ramo ou setor de atuação, todo colaborador quer ser reconhecido e valorizado pelo seu trabalho. E não seria diferente em sua oficina mecânica. A melhor forma de fazer isso é investir em cada um dos seus funcionários.


É claro que um bom salário é importante, mas o reconhecimento vai muito além disso. Ofereça treinamentos constantes, que os tornem profissionais cada vez mais qualificados e preparados, monte um plano de carreira, pensando em eventuais promoções para cada um e invista também em pequenas mudanças no dia a dia que façam com que eles se sintam valorizados e reconhecidos. Que tal comemorar os aniversários do mês, por exemplo?


Aposte nos feedbacks


A prática de oferecer feedbacks, ou seja, retornos sobre o trabalho de cada um, é essencial – não pense duas vezes antes de adotar essa cultura em sua empresa. Um bom feedback permite que o funcionário saiba como está o seu trabalho, o que tem feito de forma satisfatória e o que precisa melhorar.


E pode acreditar, esse direcionamento é muito importante para que o funcionário se envolva com a empresa e se dedique a ser cada vez melhor. Lembre-se que o feedback deve ser dado com muito profissionalismo e gentileza e que é sua responsabilidade apontar tanto os pontos negativos quanto os positivos.


Converse com o seu time


O diálogo faz toda a diferença na relação do seu time com a empresa. Tenha sempre em mente que os seus colaboradores vivem uma rotina intensa dentro da oficina e que, justamente por isso, podem ter uma série de opiniões e questões importantes sobre os processos.


Esteja sempre aberto a conversar, ouça as colocações do funcionários e se mostre disponível para alterar o que for possível. Preocupe-se sinceramente com o bem estar de cada um.


Compartilhe também um pouco da sua rotina com eles: mostre quais são as expectativas em relação a empresa e ao trabalho de cada um, fale da sua experiência, divida o conhecimento. Essa interação é muito importante e faz toda a diferença na motivação de cada um.


Ofereça benefícios


Os benefícios nem sempre são financeiros: muitas vezes os seus funcionários estão em busca de mais qualidade de vida, aprendizado ou oportunidades. Por isso não pense que aumentar o salário vai garantir a manutenção de alguém na sua equipe.


Pense a longo prazo: desenvolva um programa de rodízio de folgas semanais, encerre o expediente mais cedo uma vez ou outra, incentive a prática de esportes, ajude o seu colaborador a fazer um curso de capacitação, etc. São muitas as possibilidades de benefícios para os colaboradores da oficina. 


Agora que você já sabe como cuidar da motivação e evitar a rotação de funcionários da oficina mecânica, é só colocar as dicas em prática. Você vai ver como o seu time vai ficar muito mais motivado e envolvido com o trabalho. E, claro, isso faz toda a diferença.


Meu propósito


Minha missão é ajudar o maior número possível de profissionais de Peças, Serviços & Acessórios a entregarem mais resultados no Pós-Venda.

Agora, mais do que nunca, você tem que fidelizar ainda mais os consumidores, rentabilizar cada visita ao seu departamento e ainda garantir o crescimento da sua carteira de clientes. Resumindo, entregar muito mais resultados.

O que você precisa para dar conta de tudo isso? De um especialista para de ajudar!


É exatamente isso que eu posso fazer por você, seu departamento ou empresa. São mais de 20 anos de experiência com Peças, Serviços & Acessórios.


👨‍🏫 + 200 Treinamentos Realizados

🚀 + 300 Empresas Impactadas

👨‍🎓 + 1000 Profissionais Preparados


Todos os treinamentos são desenvolvidos por e para profissionais da linha de frente de atendimento em Concessionárias, Centros Automotivos e Oficinas Independentes.

Quais empresas meus clientes atuam?

✅ Concessionárias de veículos, motocicletas, caminhões e implementos agrícola;

✅ Centros de reparação e manutenção automotiva;

✅ Oficinas independentes;

✅ Franquias especializadas no segmento automotivo.

Como faço?

✅ Palestras de 1h e 30 minutos | Experiência do Cliente Digitalizado;

✅ Workshops in company de 16h | FRC - Pós-Venda Com Resultado;

✅ Masterclass in company online | FRC - Pós-Venda Com Resultado;

✅ Curso online [DO.] - Destruindo Objeções;


Se quiser saber mais sobre tudo o que posso fazer pela sua carreira, departamento ou empresa, me mande um 📧 contato@olavocenteno.com.br.


Terei o maior prazer em te ajudar.


Sucesso e muitas vendas!


Olavo Centeno 😉